Clube do Livro SK

[Resenha Internacional] Fúria - Richard Bachman/Stephen King

quarta-feira, fevereiro 28, 2018,2 Comments



Olá meus amores!

Hoje teremos a resenha de um livro que ODIEI.

Vamos falar sobre o livro “Fúria” e de como um grande autor também pode falhar.

É, meus amores, eu dei 1,5 estrelas no skoob para um livro de um dos autores que mais amo, mas faz parte, né?

Quer saber o por quê?

Então, senta ai que lá vem à explicação.




Fúria (Rage)
Stephen King
Ano: 1977  

Páginas: 138
Idioma: português
Editora: Francisco Alves


Fúria (Rage, no original em inglês), foi escrito por Stephen King em 1966, mas somente publicado em 1977, depois de Carrie (1974), sob o pseudônimo de Richard Bachman.O livro conta a história de um aluno que, armardo, torna reféns professores e colegas.O livro causou certa polêmica nos Estados Unidos depois que alguns jovens seguiram o exemplo do personagen e transformaram suas escolas num verdadeiro inferno. Eles confessaram haver lido o livro Rage e se inspirado nele para cometer os seus delitos. Stephen King tirou o livro de circulação e, hoje, Rage se tornou um dos livros mais raros do autor de inúmeros bestsellers.

Neste livro King narra a história de Charlie Decker, um estudante secundário de uma pequena cidade chamada Placerville, no Maine. Após ser expulso de seu colégio, armado com uma pistola que pertence ao seu pai, ele volta ao colégio mata sua professora e mantém seus colegas como reféns. Charlie e seus colegas começam apartir daí um jogo perverso onde cada um colocará perante todos suas raivas mais intensas. Raivas contra o sistema educativo, contra as desigualdades socias, contra a sociedade, contra o inevitável em suas jovens vidas.



MINHA OPINIÃO

“Fúria” é um livro escrito pelo autor Stephen King em 1966, e posteriormente publicado em 1977 com o pseudônimo de Richard Bachman. Esse livro hoje está proibido à venda, então eu tive que recorrer à máfia para lê-lo em um clube do livro.

Vamos começar do começo, eu amo a escrita do King, acho que ele é um dos autores mais geniais e importantes do cenário do suspense/terror contemporâneo, logicamente, não estou sozinha nessa opinião. No final do ano passado conversando com uma amiga que queria ler bastante King esse ano, surgiu uma ideia, seria perfeito ler “King” em ordem cronológica em um clube do livro, e assim surgiu o “Clube deLeitura Stephen King”, criado e organizado pela minha amiguxa linda Sabrina Oliveira, que é a administradora da página Clube da Leitura.

O primeiro livro foi lido em janeiro, “O Iluminado”, pois a maioria de nós já tinha lido “Carrie, a estranha”, contudo, apesar de ter amado a leitura do “Iluminado”, não é dele que vim falar hoje.  E sim, do livro de fevereiro, que foi o livro “Fúria” se não me engano o primeiro livro escrito por king, aos dezoito anos, daí já se explica muita coisa, a imaturidade da narrativa, composição dos personagens e na falta de técnica dos diálogos advém de sua falta de experiência, no entanto, esses não são os únicos problemas com esse livro.

O livro conta a historia de Charlie, uma adolescente de treze anos aparentemente normal, com alguns probleminhas com a família. Um dia acaba tendo um momento de fúria, e tudo acaba saindo do controle depois de uma determinada situação na escola. Ele acaba descontrolado com uma arma, uma turma de reféns e dois professores mortos. Quase o livro inteiro, ficamos ali trancados com Charlie e seus colegas naquela sala de aula, as situações e diálogos são tão bizarros que acabamos por torcer por um massacre ( o que me fez me odiar), pois parece que ali, naquela sala, ou até mesmo na vida todos nós somos corrompidos pela maldade, ou seja somos todos passíveis a momentos assim, ninguém tem salvação.

Sério, esse livro me fez mal, em vários sentidos, eu tive que parar por várias vezes, pois parecia que a cada capitulo o livro levava embora a minha esperança e fé na humanidade, e veja bem, o livro não tem uma mensagem, um propósito, ou pelo menos para mim não pareceu ter, então apenas senti que fúria é um livro escrito por um adolescente revoltado com um quê de complexo de inferioridade querendo com essa escrita se vingar de todos que um dia ousaram ter uma imagem e vida mais perfeitas que a dele.  Eu senti que o King, escreveu sobre si mesmo, para extravasar seus sentimentos contidos, mas como disse não houve responsabilidade, então é um livro que aborda assuntos tão importantes sem qualquer objetivo real e reflexivo, isso é um perigo parado nas mãos adolescentes.

Ah, em falar em perigo, como disse esse livro foi proibido pelo próprio autor, quando aconteceram alguns massacres no EUA e foram achados cópias desse livro com um dos responsáveis, se é verdade, ou não, eu não sei. Sinceramente acho que foi uma decisão assertiva, pois como autores acho que temos responsabilidades sociais acima de querer apenas contar uma história, precisamos ter cuidado em passar mensagens, reflexões e valores nessas histórias.

Uma verdade. Eu não recomendo esse livro para ninguém, e de todo o meu coração quero esquecer que o li. Se você chegou até aqui, de alguma forma e mesmo assim decidir ler, depois venha me dizer o que sentiu, mas sério, espero que não leia.

Nota: 1,5 (ainda tentei levar em conta que é o king apesar dos pesares, caso contrario minha nota teria sido 0,5).


 Beijos e até a próxima!



You Might Also Like

2 comentários:

  1. Adorei a resenha, você conseguiu passar alguns temores que o leitor possa sentir ao ler o livro. Sobre o livro, eu gostei bastante, apesar de ser pesado e tudo, são coisas que podem vir a acontecer. Infelizmente. É completamente compreensível o porque o livro foi retirado de circulação.

    Eu li esse livro quando era só um adolescente no ensino médio, minha vida era um maremoto, me identifiquei com muitas coisas... Naquela época gostei tanto da história que até peguei o nome do personagem emprestado pra criar meu e-mail.
    Hoje em dia sou quase um professor e sempre que me perguntam sobre o e-mail ser Charlie Decker e não o meu nome, eu prefiro nem explicar haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua visita, melhor nem explicar o porquê mesmo hahahaha

      Excluir


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.