Dicas de Leitura Amazon

[Resenha Nacional] Malu - Pauliny Nunes

quarta-feira, junho 14, 2017,3 Comments

Olá queridos leitores hoje no blog temos mais uma resenha BR de uma obra maravilhosa!

O Livro é “Malu” da autora parceira Pauliny Souza.

Então vamos parar de enrolar e bora ao que interessa!


Let's go!



Malú # 1 - Pauliny Nunes
ISBN: B06XXBS4C5
Ano: 2017
Páginas: 649
Idioma: português
Editora: Amazon

SKOOB -COMPRE AQUI


Maria Luísa Braga de Almeida é uma adolescente de dezesseis anos que vive tranquilamente em Belo Horizonte ao lado de sua mãe, Anna Braga, sua tia Aline e o amigo da família,Ícaro.
Até que uma tragédia obriga a jovem a morar com a influente família de seu pai, o candidato a senador, Thiago de Almeida, de quem Malú nunca tinha ouvido falar.
Em sua nova residência, na cidade de Curitiba,a jovem descobre que ao seu redor existe uma rede de mentiras e intrigas que controlava sua vida até aquele momento.
Agora Malú precisa desvendar os segredos de seu passado, para descobrir o que fez seu pai abandoná-la . Além de encarar o que o futuro lhe reserva... sem a sua voz.

Drama / Romance


Pauliny de Souza Nunes

Pauliny Nunes (1990 - ) nasceu em Corumbá, Mato Grosso do Sul, cresceu em em Campo Grande , capital do estado , e só voltou residir em sua terra natal quando passou para o curso de Administração de empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2009. Durante seu TCC , utilizou-se da escrita como válvula de escape e assim surgiu seu primeiro livro, A Chance, lançado na Bienal do Rio de Janeiro de 2015 . Em 2016, lançou Mr.X a descoberta na Bienal do Livro de São Paulo. Atualmente, é mãe de quatro filhos de quatro patas e escrevendo mais um livro em busca de levar ao mundo suas palavras.

SKOOB - FACEBOOK





 Resenha.

O livro começa pelo passado, então conhecemos o casal Ana e Thiago  que são namorados apaixonados e fazem faculdade em Minas Gerais, Anna descobre que está grávida, e fazem mil planos de ficarem juntos. Porém eles têm um abismo social entre eles, e isso mudará completamente o destino desses jovens.

"Por enquanto prefiro ficar assim. Pelo menos até eu conhecer 
sua família. 
— Não se preocupe - pede Thiago — Eles vão amar 
você... Assim como eu. 
— Eu amo você Thiago - declara Anna — Não se esqueça 
disso. 
— Eu não vou esquecer"


Thiago vai para Curitiba onde seu pai um juiz magistrado renomado da poderosa família Almeida está convalescendo de câncer, quem acaba indo atrás de Anna é Maria Luiza de Almeida a matriarca da família, porém o que ela disse para Anna acaba por tirar o chão e as esperanças da Moça.

Desnorteada e sem saber para onde com sua filha no ventre, ela se vê acolhida por quem então iria vir a se tornar a sua melhor amiga Aline, a vida das duas acaba por ser muito difícil financeiramente o que obriga Anna a recorrer à matriarca da família Almeida, Maria Luiza, mesmo a contra gosto de Aline, Anna aceita ajuda financeira para sua filha, e promete jamais procurar ou importunar Thiago que agora era herdeiro de seu pai e seguiu com sua vida sem elas.

Quando começa a entrar sozinha em trabalho de parto, Anna recebe ajuda de Ícaro, um misterioso homem que entra na vida delas de forma inesperada, ele e Aline acabam se apaixonando e eles vivem 16 anos em paz, com sua pequena família sem os Almeida.

Os anos passam e o mundo de Maria Luiza (Malu) que agora é uma adolescente desaba com a doença e morte de sua mãe, e as subsequentes revelações, ela descobre com a chegada inesperada de seu pai, que tudo que viveu era uma mentira, então desnorteada, magoada e traumatizada Malu perde a sua voz...

"Nunca irei abandonar você... 
Nunca. Você sempre poderá me encontrar em seus 
sonhos. 
— Eu te amo, mamãe –declara Malu deitando no colo de 
sua mãe — Te amo muito. 
— Eu te amo minha filha, além da vida - responde Anna"


Agora Thiago que é um político influente quer levar sua filha para Curitiba, e Aline desesperada tenta com todas as suas forças impedir, já que ele jamais quis saber de Malu,  no meio dessa confusão ela descobre que a pessoa que mais amou foi também um dos responsáveis pelos reveses da vida de todos.
Malu acaba indo parar em Curitiba e sua vida muda completamente, ela terá que enfrentar sua nova vida e aprender a resgatar alguma coisa boa de todo mal que a cerca.

"(...) Foi com eles que descobriu que é possível expressar o que deseja sem palavras, sem voz e ser feliz assim, porque nada te limita a não ser você mesmo. Descobriu uma nova forma de se expressar através de Libras e como 
aquela língua era tão especial. Ganhou novos amigos, uma nova família, um pai e um amor no meio de tudo isso..."



Minha opinião:

Não sei por que eu fui demorar a pegar esse livro para ler. A história é magnífica, rica os personagens são muito bem elaborados, existe uma mensagem por trás de toda história, de perdão, superação, e como ás vezes as aparências enganam, e que nem tudo que parece é de verdade.

A história envolve suspense político, intrigas e Segredos familiares, a dor e a volta por cima. Fala de segundas chances para enxergar através coração e se permitir ser feliz de novo, e que nunca é tarde para mudar, se arrepender, se sacrificar por quem nós amamos.

A escrita é envolvente e instigante, ao mesmo tempo é sensível e delicada, a autora consegui transmitir vários sentimentos durante a leitura: apreensão, raiva e emoção. Ler esse livro foi um prazer e uma surpresa, como ficou uma brecha para continuação, espero que a autora escreva como se não houvesse amanhã para matar a curiosidade.

Outro ponto positivo do livro é que como a personagem principal sofre com afonia surge toda uma discussão e reflexão sobre como a linguagem de libras é marginalizada e que deveria ser tratada com mais respeito já que assim daria voz pra pessoas que precisam dela para conviver socialmente e dignamente, e também a questão de como deficientes são muitas vezes visto como incapazes, quando na realidade sabemos muito bem que não é assim, o livro mostra que deficiência não incapacita as pessoas para terem uma vida plena, normal e feliz.

Eu li versão e-book para parceria, tinha alguns erros ortográficos que podem ser melhorados, porém nada que me atrapalhasse no decorrer da leitura, até porque estou para analisar a história em si que tem todo potencial de ser um Best seller. A capa do livro representa a personagem Malu e da um toque sentimental e sensível.

Minha nota é 4/5 (muito bom) e com certeza vou querer ler mais livros da Pauliny!


Então é isso. Já leram ou leriam essa obra? 

Deixem sua opinião. 

Até a próxima postagem, pessoal!

Beijos.

You Might Also Like

3 comentários:

  1. Mais um livro Giu-indicado! Tenho que parar de vir aqui, toda vez que te dou ouvidos minha lista cresce de forma exponencial! XD Estou numa fase de ler muito sobre personagens surdos ou que usam língua de sinais para eu mesma conseguir compor os meus (to numa neura de só usar personagem surdo agora, vai que amplia a representatividade, né). Muito obrigada pela indicação!!! E sucesso p Pauliny!!

    ResponderExcluir
  2. Giuliana, sua resenha ficou muito linda. Obrigada por ter lido mais um bebe meu e também pelas críticas.

    ResponderExcluir


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.