Postagem em destaque

[Promoção Mães Leitoras] com Rô Mierling e blogs parceiros (serão 7 ganhadores!)

Olá queridos leitores! Em comemoração ao Dias das Mães , a escritora Rô Mierling e blogs parceiros se reuniram para presentea...

Marcio Zanini 78 - O Hobbit ( O Livro VS Filme )

Olá Leitores, hoje vim falar sobre O Hobbit do grande Tolkien!

Se você não assistiu o filme nem o livro, pode conter spoilers leves ;)


Todos que me conhecem e estão na minha lista de amigos das redes sociais, sabem que vez ou outra, sempre falo da saga criada por Tolkien.

Confesso que demorei muito para ler tudo. E ainda não li. Podem atirar pedras.
Sempre achei os livros bem caros, além disso, assistia tanto os filmes, repetidas vezes que, acabava deixando para ler depois. Peguei o e-book, mas não consegui concluir a leitura, ainda não consigo ler livros longos no celular, na verdade nem os curtos. (Preciso de um kindle). Cheguei a emprestar os livros, mas me pediram antes que eu terminasse.


Depois desse vai e vem, eis que compro os livros.
O primeiro que li foi O Hobbit.


É quase tudo diferente do filme. A começar pelo público alvo. O Hobbit ao meu ver, parece ter como público alvo, o infanto juvenil. Sim. Fico com essa sensação. Talvez o problema seja eu, que gosto de cabeças rolando como foi no filme. Mas a violência é quase inexistente no livro e quando ela acontece é bem rasa sem descrições agressivas.
O grande destaque para o livro fica por conta da criatividade. Quanto a isso, uma salva de palmas. Principalmente para a época. A história é tão criativa e bem feita que usamos suas bases até hoje.
O Hobbit mostra o início da ponta do Iceberg dessa história épica e grandiosa. É uma preparação para tudo que viria a seguir na trilogia do Senhor dos Anéis e outros livros que se aprofundam ainda mais no universo magnifico criado por Tolkien.

Diferenças do livro:


Não há Legolas, nem a elfo se apaixonando por anão. Eu sou tranquilo, mas quanto a isso, consigo imaginar fãs fiéis se contorcendo em agonia. Sendo assim, os anões, em especial Fili e Kili quase não aparecem embora estejam sempre ali.
Thorin escudo de carvalho, é outro que aparece pouco. O grande foco da história é o Bilbo e como ele, que até então era contra aventuras, acaba vivendo a mais grandiosa delas e encontrando o anel. O livro fica focado nisso, até para firmar de vez a moral de tudo. Pequenos seres, aqueles que ninguém dá a mínima, podem fazer grandes feitos. Nãos os ridicularize.
Gandalf aparece pouco. Em momentos específicos, quase sempre para salvar todos usando sua inteligência e perspicácia mais do que magias.
Bard aparece quase no fim. Não há todo aquele arco como no filme.
Os orcs só aparecem bem menos que no filme.
Só é falado do Orc Branco. Mas ele não aparece em momento algum, muito menos tem toda aquela richa e briga entre ele e Thorin.
Só é falado do necromante, mas não há nenhuma cena com ele.


Resumindo:

Ambas as mídias são incríveis. Adoro os filmes e concordo com as mudanças existentes nele. Um filme feito exatamente como é no livro não seria tão interessante hoje em dia que estamos acostumados e procurando coisas mais grandiosas, ações e efeitos incríveis.
O livro é bem leve, sem perder a incrível história que ele passa.
Minha dica?
Leia o livro, assista ao filme e divirta-se.



 Segue o link para comprar o livro direto na editora.
MAS JÁ AVISO: Achei mais barato em outros sites (Amazon) por isso, pesquise antes. :)

O Hobbit:

Senhor dos Anéis
http://www.martinsfontespaulista.com.br/busca/3/0/0/MaisRecente/Decrescente/20/1////senhor-dos-aneis.aspx

Sobre quem escreve a coluna MarcioZanini78:

Marcio Zanini  

mora em Bauru. É o autor de Vítimas da Obscuridade e Crônicas de Markus (aguardando lançamento). Escreve e esta constantemente criando histórias desde que se entendo por gente. Durante muitos anos trabalhou com Histórias em Quadrinhos em algumas editoras de São Paulo, onde pode colocar em prática sua imaginação. Atualmente compartilha suas ideias e pensamentos através de textos. Ama escrever e é isso que faz na vida.
Redes sociais: Skoob - Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Algumas regrinhas:

. Terminantemente proibido qualquer manifestação preconceituosa, racista, homofóbica e etc.. Respeito em primeiro lugar sempre.
. É claro que se você me seguir, eu vou lhe seguir, só dizer que seguiu no comentário e colocar seu link (não só segui me segue de volta, ok?)

Obrigada por comentar... a sua presença é muito importante para nós.

Volte sempre ^^

Clubenetes.